Alimentação vegetariana: Mitos e Verdades - Eleonora Junqueira Nutricionista

Eleonora Junqueira Nutricionista - Eleonora Junqueira Nutricionista

(11) 97070-9195
Eleonora Junqueira Nutricionista - Eleonora Junqueira Nutricionista

Fique por dentro

Alimentação vegetariana: Mitos e Verdades

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, de acordo com pesquisa do IBOPE conduzida em 2018. O número de vegetarianos cresceu 75% entre 2012 e 2018 e ainda sim, escutamos muitos mitos acerca do vegetarianismo por aí.

Hoje vim esclarecer alguns desses mitos e te contar algumas verdades!

 

1: É mais difícil emagrecer sendo vegetariano devido ao alto consumo de carboidrato

MITO: O consumo de carboidrato não é impedimento para emagrecimento e sim, a ingestão calórica em excesso às custas de qualquer macronutriente. Assim, quando bem elaborada e balanceada, a dieta vegetariana de baixo teor lipídico e adequado teor de carboidratos, sem restrição de volume ingerido, favorecem o emagrecimento.

 

2: Proteína vegetal tem qualidade inferior à animal

MITO: A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As proteínas vegetais podem ser iguais ou até melhores do que as proteínas animais. Alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácidos específicos, mas a combinação de alimentos de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos em quantidade ótima.

Quer saber mais sobre proteína vegetal, então confira esse post

 

3: Cogumelos são fontes de proteína

MITO: Para um alimento ser considerado fonte de proteína precisa ter pelo menos 6 gramas de proteína por porção ou por 100g, já para um alimento ser considerado rico em proteínas precisa ter 12 gramas de proteína por porção ou em 100 gramas. Nos cogumelos há cerca de 2,6 g de proteína em 100 gramas do produto fresco e cru. As melhores fontes de proteína vegetal são as leguminosas, de preferência combinadas com algum cereal!

 

4: Vou ter deficiência de cálcio se não consumir leite 

MITO: O leite de vaca não é a única fonte alimentar de cálcio!! Vegetais verde escuros, feijões, algumas sementes (em especial a de gergelim) e alimentos fortificados (algumas bebidas vegetais que encontramos no mercado) são ótimas fontes vegetais de cálcio.

Para mais informações sobre cálcio vegetal clique aqui!

 

6: É caro ser vegano 

MITO: A alimentação vegana só vai ser cara se você priorizar alimentos industrializados veganos, como queijos e hambúrgueres vegetais e outros itens não essenciais na alimentação.

Agora,  se sua alimentação for baseada em cereais integrais, leguminosas, frutas, verduras e legumes, ela vai ser bem mais acessível, uma vez que com o valor de 1kg de carne você consegue comprar cerca de 3kg de feijão;

 

10: Só vegetarianos têm deficiência de B12 

MITO: Apesar da vitamina B12 estar presente somente em alimentos de origem animal, qualquer um pode ter deficiência de B12. A deficiência de B12 não depende somente da baixa ingestão da vitamina, depende também da adequada absorção desse nutriente, que pode ser prejudicada pelo uso crônico de remédios para reduzir a concentração de ácido gástrico, por cirurgias bariátricas, doenças inflamatórias do intestino por exemplo.

Portanto, é uma vitamina que merece atenção não apenas na alimentação vegetariana, mas nas que consomem carnes também!

 

Quais outros mitos você costuma ouvir por aí? Me conta e vamos desmistificá-los juntos! Não deixe de clicar aqui para conferir mais receitas e dicas sobre nutrição e alimentação!

 

Newsletter

Cadastre-se para receber mais dicas e receitas.

Contato


    Endereço

    R. Cubatão, 408 - 6º andar - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04013-001

    Telefone

    (11) 97070-9195

    Email

    contato@eleonorajunqueiranutri.com.br