Remolho das leguminosas - Eleonora Junqueira Nutricionista

Eleonora Junqueira Nutricionista - Eleonora Junqueira Nutricionista

(11) 97070-9195
Eleonora Junqueira Nutricionista - Eleonora Junqueira Nutricionista

Fique por dentro

Remolho das leguminosas

Você é daqueles que quando come feijão se sente inchado, com gases e que fez má digestão?  Aqui te explico o porque isso acontece e como podemos e devemos evitar!

Que as leguminosas são extremamente nutritivas e são importante fonte de proteína vegetal você já sabe, mas para que possamos aproveitar 100% delas e evitar sintomas como gases, estiramento, dores abdominais quando as consumimos é importante fazer o remolho dessas grãos.

Isso porque além dos muitos nutrientes, as leguminosas também possuem fitato (ácido fítico) e fibras fermentativas, que atrapalham a absorção desses minerais e causam desconforto intestinal, após o consumo desses alimentos. Deixaras leguminosas de molho, reduzir o teor de fitatos nos grãos, melhora a digestibilidade e ainda reduz o tempo de cocção!

Qual o mecanismo?

O fitato, está presente nos cereais, sementes e leguminosas como uma forma de proteção desse grão: eles impedem que o grão germine e brote em condições inapropriadas, como em ambiente seco, por exemplo!

Ao entrar em contato com a água os grãos “detectam” que estão em um ambiente favorável para germinação e prozuem a fitase, uma enzima que degrada os fitatos, esse processo vai acontecendo de forma gradual durante o período de molho e isso associado ao processo de cocção ajudará a melhorar a absorção de nutrientes e a digestibilidade dos grãos. Uma experiência legal de se fazer para entender esse processo é deixar os grãos de molho, depois descartar a água e colocá-los em uma peneira e deixar alguns dias longe do calor e da luz do sol direta, você verá que logo começarão a soltar um “narizinho” que depois de alguns dias irá virar broto! Inclusive alguns grão podem ser consumidos na sua forma de broto ou germinados!

Se não deixarmos os grãos de molho, o fitato vai interagir com as nossa microbiota intestinal e irá fermentar, causando gases, estufamento abdominal, desconforto e em alguns casos dor.

O tempo de molho pode variar conforme o tamanho do grão:

  • Feijões e grão de bico – de 8 a 24 horas
  • Lentilha e ervilha – de 8 a 12 horas
  • Quinoa, outros cereais, amêndoas e outras sementes – de 4 a 6 horas

Como fazer o remolho?

  • Deixe os grão de molho de acordo com o tempo

indicado para cada um. A água deve cobrir os grãos

por completo!

  • Troque a água por pelo menos 3 vezes durante em que o grão estiver de molho
  • Após o tempo necessário, despreze a água do molho, lave os grãos e cozinhe em água limpa!

Atenção:

  • Os grãos devem ficar de molho em temperatura ambiente. Se colocados em água gelada ou levados a geladeira as reações enzimáticas ficarão lentas e o processo de molho não será tão eficaz
  • Não utilize limão ou vinagre na água, isso irá acidificar a água e para que o processo do molho acontece é necessário um ambiente neutro

Newsletter

Cadastre-se para receber mais dicas e receitas.

Contato


    Endereço

    R. Cubatão, 408 - 6º andar - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04013-001

    Telefone

    (11) 97070-9195

    Email

    contato@eleonorajunqueiranutri.com.br