Proteínas vegetais – Parte 1
“Mas e as proteínas?”
Se você é vegetariano com certeza já ouviu essa pergunta antes. Mas afinal, o que são proteínas?
Proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos ligados entre si. Para entender melhor podemos pensar que os aminoácidos são peças de lego, que possuem diferentes formas, cores e tamanhos, e as proteínas são os blocos formados pela junção dessas peças, sendo possível combinar diferentes peças para formar diferentes blocos. Ou seja, assim como as peças de lego, os aminoácidos podem ser combinados de diversas maneiras, formando diferentes proteínas.
Dos muitos aminoácidos existentes na natureza, 20 são utilizados pelos seres vivos para formar proteínas, os quais se dividem ente aminoácidos essenciais, aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir e sendo assim são essenciais na nossa alimentação, e os não essenciais, que nosso corpo é capaz de produzir a partir de outras substâncias.
A ingestão de proteína recomendada para um adulto saudável é de 10-15% do valor total de calorias consumidas no dia, podendo variar de acordo com o seu objetivo, idade, composição corporal e nível de atividade física.
Na dieta vegetariana as proteínas estão presentes nos cereais e nas leguminosas. Esses grupos alimentares possuem todos os aminoácidos essenciais isoladamente porém em proporções diferentes, ou seja, eles se completam! Sendo assim, é interessante consumir alimentos desses dois grupos todos os dias, e não, não precisam estar sempre combinados na mesma refeição!
É importante lembrarmos que todos os alimentos vegetais vão contribuir para o consumo de aminoácidos ao longo dia, por isso é importante incluir todos os grupos alimentares na nossa alimentação. O segredo de uma dieta vegetariana saudável é a DIVERSIDADE.
Quer saber mais sobre proteínas vegetais? Então confira a parte 2 desse post aqui!