Classificação NOVA dos alimentos
A Classificação NOVA dos alimentos surgiu do conceito de alimento ultraprocessado e foi criada para classificar os alimentos de acordo com o seu grau de processamento, uma vez que vários atributos de um alimento podem sofrer modificações de acordo com a extensão e o propósito desse processamento.
Em 2014 a Classificação nova serviu de embasamento científico para as recomendações propostas no Guia Alimentar para a População Brasileira e fez com que a classificação impactasse diretamente as políticas públicas em alimentação e nutrição do país!
Vamos conferir as categorias de alimentos dessa classificação…
Alimentos in natura:
São aqueles obtidos diretamente de plantas ou animais (como folhas e frutos ou ovos e e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham passado por qualquer alteração após deixarem a natureza.
Alimentos minimamente processados:
Alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a processos como limpeza, remoção de partes não comestíveis ou não desejadas, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, fermentação e outros. Esses processos não adicionam sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
Ingredientes culinários:
Aqueles utilizados para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias (sal, açúcar, óleos e gorduras)..
Alimentos processados:
Versões modificadas do alimento original sendo produzidos com os alimentos in natura e ingredientes culinários (queijos, goiabada, pães…).
Alimentos ultraprocessados:
Formulações industriais prontas para consumo e feitas inteira ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
Para agendar sua consulta clique aqui.
Mais dicas e informação aqui!