Cálcio e dieta vegetariana
Você ainda tem dúvidas sobre o consumo de cálcio na dieta vegetariana? Então esse post é para você, aqui esclareço algumas questões relacionadas ao consumo diário de cálcio, dieta vegetariana e fontes de cálcio vegetal!
O consumo de leite e derivados é, muitas vezes, justificado pela necessidade de cálcio. De fato, esse é um mineral fundamental para a saúde óssea, resistência muscular e muitas outras funções no nosso organismo. Para um adulto saudável a recomendação de ingestão diária de cálcio é 1.000 mg.
1.000 mg/dia de cálcio é uma quantidade difícil de se bater apenas com o consumo de leite e derivados, uma vez que esses alimentos não devem ser consumidos em excesso! Ou seja, até em uma alimentação onívora os alimentos de origem vegetal são essenciais para a obtenção de cálcio.
E quais são as fontes de cálcio vegetal?
- Vegetais verde escuros;
- Feijões;
- Algumas sementes, principalmente o gergelim;
- Alimentos fortificados, como algumas bebidas vegetais que encontramos no mercado;
Além de serem ótimas fontes de cálcio, costumam ter uma biodisponibilidade maior que o leite de vaca. Isso significa que, embora os alimentos vegetais tenham menor teor de cálcio, quando comparados ao leite de vaca, a sua absorção pelo corpo é maior.
Veja o exemplo abaixo:
Agora vamos ver na prática como fica o consumo de cálcio vegetal? Abaixo você confere a imagem de um prato de salada de uma refeição e a quantidade de cálcio presente nele!
Viu, como é possível e completamente seguro e saudável deixar a crueldade de fora do nosso prato? Se quiser aprender mais sobre a alimentação vegetariana, não deixe de conferir outros posts do blog!
E para conferir receitas sem leite e derivados e outras dicas, clique aqui!