A alimentação vegetariana é restrita?
Uma alimentação vegetariana estrita é aquela que restringe o consumo de qualquer alimento de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados, mel…). O nome é vegetariano estrito e não restrito!! Claro que para uma sociedade onde consumir produtos animais é um habito bastante enraizado a exclusão de leite e derivados, mel e ovos pode parecer bastante restrita…
Porém a dieta vegetariana amplia o consumo de grãos, cereais, frutas, legumes, oleaginosas, raízes, leguminosas e de diversos alimentos que a terra nos fornece.
Dessa forma alimentos corriqueiros do dia a dia ganham novas combinações e viram pratos diferentes: o grão-de-bico vira homus, falafel, massa de panqueca e recheios de torta, o feijão vira salada, almôndegas e patês, a banana vira muffin, moqueca e até a casca vai pra panela!
Novos alimentos são descobertos e nos proporcionam momentos e experiências gustativas únicas: tofu vira café da manhã, almoço e sobremesa, castanhas viram pastas, “leites” e smoothies…
Uma dieta vegetariana quando bem planejada e equilibrada, na prática é muito mais inclusiva que a onívora! Uma alimentação vegetariana nutricionalmente adequada inclui maior consumo de fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos, antioxidantes!
Considere o vegetarianismo!
Quer apredender a montar um prato vegetariano saudável e completo? Então clique aqui
E para mais ideias de pratos vegetarianos clique aqui